Síndrome mão-pé-boca

Olá!

Hoje aprendi mais uma: que existe uma doença chamada mão-pé-boca.
Sexta-feira cheguei em casa do trabalho e o Davi estava com uma febre repentina, que começou por volta de 19:00hs. Minha mãe contou que ele brincou o dia inteirinho e não havia dado nenhum sinal de problema. Bom, encontrei meu bebê “murchinho” no sofá, medicamos com paracetamol e observamos. Não tardou para ele começar a reclamar e ter alguns calafrios, o que nos motivou a levá-lo no Pronto Socorro.
Logo que saímos do elevador, ainda em casa, ele deu um banho de vômito no papai, foi um episódio complicado: papai correu pra trocar de roupa e pegar outra para o Davi, mamãe esperou lá embaixo com a bolsa, o guarda-chuva, a coberta e o Davi todos sujos, chuva, frio, enfim…contorcionismo para resolver tudo e sair logo para o PS.
No hospital a médica nos falou que ainda era cedo para diagnóstico, que era para controlar a febre e se persistisse era para voltar. Medicou com Dramin, Dipirona e liberou a gente 1 da manhã…
Bom, sábado a febre ia e voltava, nada de querer comer, mas estava brincando, porém, muito manhoso…domingo, nada de febre, continuava sem comer…e na boca, um pouco abaixo do queixo, começaram aparecer pequenas bolhas, que achamos normal pois ele baba muito e usa a chupeta (já aconteceu antes). Na segunda-feira melhorou: nada de febre e comeu um pouco melhor, mas as bolhas na boca estavam mais vermelhas e em maior quantidade, achei estranho. Quando cheguei em casa, depois do trabalho, percebi que as bolhas não tinham melhorado e apareceram nas mãozinhas (principalmente na palma), no ante braço e onde fica o elástico da fralda, daí não tive dúvida, vamos voltar no médico!
Eu havia comentado com algumas mamães e uma delas comentou sobre o vírus Coxsackie, que o filho dela teve, inclusive as bolhas que ela mostrou eram idênticas aos locais e aparência das do Davi. Bingo! Era isso mesmo! Eu nunca tinha ouvido falar em Síndrome mão-pé-boca, mas é esse o nome que se dá para esses sintomas. Ela é causada por contato direto com criança contaminada através da tosse, saliva, mão suja ou alimentado mal lavado ou mal cozido. Sabemos que essa fase é a que pega em tudo, põe tudo a boca, então já viu! Os sintomas aparecem com a febre (ou não, no caso do Davi ela se manifestou), bolhas avermelhadas e com pontinhas amareladas que aparecem na boca (fora ou dentro), palmas das mãos, solas do pés e, às vezes, na região genital, falta de apetite e rejeição até para líquidos, pois as feridinhas da garganta incomodam para engolir (por isso achamos que era infecção de garganta, simples).
É comum nas épocas de Primavera e Outono. Não há tratamento específico, passar nas bolinhas vaselina líquida, com cotonetes ou mesmo Hipoglós, para ajudar secar, limpar a todo momento onde ele baba, se houver febre, controlar com anti térmico, oferecer alimento leve, sem muito condimento e não muito quente, líquidos para não desidratar e aguardar, pois a médica nos explicou que, em geral, a síndrome mão-pé-boca desaparece sozinha dentro de cinco e sete dias. Após a melhora dos sintomas, o paciente adquire imunidade ao enterovírus 71, não sendo contaminado novamente. Vamos aguardar!
Enquanto isso vamos cuidando de um bebê manhoso, dodói, que só quer saber de muita atenção e carinho dedicados totalmente a ele! Uma judiação vê-lo assim!
Ai como mãe sofre! 😦

Vejam que dó! Fica bem feio...

Vejam que dó! Fica bem feio…

Anúncios

2 opiniões sobre “Síndrome mão-pé-boca

  1. Boa noite!
    Meu filho está com esse mesmo problema!
    Cheio de bolinhas na boca, pés e tbm nas coxinhas.
    Medico dignosticou mao-pe-boca!
    Quanto tempo seu filho levou pra sarar (sair as bolinhas?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s