Hora do Sono: existe certo e errado?

certo ou

Olá!

Antes de ser mãe eu sempre ouvia muitas histórias relacionadas ao sono do bebê. A maioria delas relatava o sofrimento que é para o bebê dormir até conhecer e se acalmar sobre o lado daqui de fora.
Quando engravidei, fui logo pesquisando a respeito, pois queria estar expert no assunto quando o baby chegasse. Foi aí que que percebi o mundo de “receitas milagrosas”, livros e até simpatias para a temida hora do sono. Ouvi muitas e muitas vezes alguém me dizer: “Aproveita para dormir agora, porque depois…..”
Daí chegou o grande dia, a chegada do bebê. A impressão de que ele era calminho durou bem pouco, ainda no hospital eu ouvia um berreiro no corredor que ficava cada vez mais próximo e eu confirmava: era o Davi chegando!
E então pude comprovar o que sempre ouvia, pois o meu bebê também chorava muito durante a noite, acordava o tempo inteiro e eu, que achava que estava craque no assunto – sim, sabia de cor todas as “receitas mágicas” – mas na prática foi tudo por água abaixo!
Tentava de tudo e nada, cada dia parecia mais difícil e no retorno ao trabalho minha vontade era de jogar a toalha.
Bom, parece incrível, mas as coisas começaram a melhorar quando eu desencanei um pouco, deixei de lado as regras impostas por sei lá quem e decidi seguir o meu coração (com o aval do marido). Comecei a questionar se realmente existia certo e errado e testei outras formas.
Alguns dias eu ficava com ele no colo e quando via que realmente tinha “apagado” o colocava no berço, outros eu percebi que ele estava mais calminho e levava para o berço e lá ele adormecia, em outros casos ele estava resmungão, acordava muito e então eu o colocava em nossa cama e por lá ficava.
Percebi que os ânimos estavam mais calmos em casa, assim como minha disposição, humor e até o rendimento no trabalho.
Conclusão: acho maravilhoso aquelas mamães que conseguem estabelecer uma rotina certinha todos os dias, melhor ainda quando o bebê já chega com uma personalidade calminha. Mas também acho que ter sua própria “receita” não deixa de ser uma rotina.
Hoje, consigo dormir bem melhor. Como o Davi já está com 1 ano e três meses, brinca muito durante o dia e se cansa mais, o que favorece um sono mais pesado. Mas tem dias em que está bem agitado, então nada de stress para dormir no horário certo, simplesmente a hora em que vamos “desligar”, o coloco na minha cama, em pouco tempo ele adormece e então eu o levo para o seu quarto. Tem funcionado dessa forma.
Para mim, o mais importante é ver todo mundo satisfeito. Ter uma boa noite de sono e uma rotina diária saudável para todo mundo.
Um dia eles vão crescer, dormir em suas camas ou então, nem voltar para casa! Daí são mais noites em claro, né mamães? Mas até lá….bons sonhos a todas! ♥

Deixe um comentário