Desenhos animados:

Desde cedo os bebês já fixam o olhar na televisão, porém isso acontece pelo brilho e colorido, não porque haja entendimento efetivamente. Mas, conforme vão crescendo, passam a mostrar interesse pela telinha e observam com mais atenção.
No caso do Davi, sempre deixamos desenhos animados passando na tv enquanto ele brincava na sala e percebemos que em alguns ele prestava mais atenção e em outros nem tanto.
Assistir aos desenhos, possibilita aos pequeninos a criação e a construção do imaginário. Possibilita novas formas de criar e imaginar o mundo, oferecem ferramentas para construí-lo e entender melhor e de forma mais simplificada, situações do mundo real como nascimento, família, relacionamentos, etc.
Devemos também dar atenção ao conteúdo oferecido no programa, pois eles têm o poder de influenciar no comportamento das crianças, já que, assistindo, a tendência é imitar seus personagens favoritos. É como quando a criança aprende a falar ou certas atitudes comportamentais: ela imita aquilo que vê e aprende.
Por isso, os mais indicados são aqueles desenhos animados que envolvem temas educativos e que apresentam valores importantes a serem aprendidos e seguidos como: preservação do meio ambiente, ética, solidariedade, educação, amizade, diálogo, etc. São esses temas que ajudarão a criança crescer de forma saudável e viver em sociedade.
Lembre-se também de limitar o tempo em frente à tv. A criança precisa de outros estímulos para crescer e se desenvolver, não somente os visuais.
Conforme já disse, o Davi já despertou suas preferências. São desenhos nos quais ele “canta”, balança o corpinho para dançar, vibra e quando acaba diz “abôôôô” (acabou rs). São eles:

DOKI:  é um explorador curioso, e sua paixão pela aventura o coloca nas situações mais malucas. É intrépido, alegre e honesto, e sabe manter a calma o tempo todo. Doki sempre está aberto a todo tipo de sugestões e conselhos de seus amigos. Além disso, aprende com seus erros e aplica seus conhecimentos a novas viagens e destinos.

DOKI: é um explorador curioso, e sua paixão pela aventura o coloca nas situações mais malucas. É intrépido, alegre e honesto, e sabe manter a calma o tempo todo. Doki sempre está aberto a todo tipo de sugestões e conselhos de seus amigos. Além disso, aprende com seus erros e aplica seus conhecimentos a novas viagens e destinos.

Backyardigans estimula as crianças a cantar e dançar todo tipo de gêneros musicais, desde reggae e bossa nova até hip-hop. Tudo isso enquanto escalam montanhas, descem encostas nevadas e navegam por oceanos.  Apresentando quatro canções novas em cada episódio, as aventuras musicais dos Backyardigans ajudam os pequenos a desenvolver sua imaginação e a expressar sua criatividade enquanto dançam e cantam na sala de suas próprias casas. A dança não só disciplina as crianças, mas também ensina movimentos e aplicações físicas que podem utilizar como ferramenta de aprendizagem na escola.

Backyardigans estimula as crianças a cantar e dançar todo tipo de gêneros musicais, desde reggae e bossa nova até hip-hop. Tudo isso enquanto escalam montanhas, descem encostas nevadas e navegam por oceanos.
Apresentando quatro canções novas em cada episódio, as aventuras musicais dos Backyardigans ajudam os pequenos a desenvolver sua imaginação e a expressar sua criatividade enquanto dançam e cantam na sala de suas próprias casas. A dança não só disciplina as crianças, mas também ensina movimentos e aplicações físicas que podem utilizar como ferramenta de aprendizagem na escola.

PEIXONAUTA: Em seus diferentes episódios, esta série mostra às crianças a importância de conservar o meio ambiente e a fauna. Diversos temas são abordados nos episódios, tais como:  - Oferecer informações sobre os animais e como sobrevivem na natureza  - Explicar o que pode acontecer se alterarmos o ecossistema dos rios (poluição da água).  - Encorajar as crianças a valorizar e respeitar a diversidade.  - Aprender os hábitos migratórios de certos animais. - Informar sobre as causas da poluição da água. - Apresentar os ciclos naturais da vida e processos de metamorfose.  - Oferecer dados sobre os fenômenos geológicos.  - Apresentar informações sobre os crustáceos e a importância das conchas que os protegem.  - Destacar a importância das abelhas e seu impacto sobre a natureza. - Expor a importância de depositar o lixo nos recipientes corretos para reciclagem. - Ajudar as crianças a entender o que significa poluir o meio ambiente

PEIXONAUTA: Em seus diferentes episódios, esta série mostra às crianças a importância de conservar o meio ambiente e a fauna. Diversos temas são abordados nos episódios, tais como:
– Oferecer informações sobre os animais e como sobrevivem na natureza
– Explicar o que pode acontecer se alterarmos o ecossistema dos rios (poluição da água).
– Encorajar as crianças a valorizar e respeitar a diversidade.
– Aprender os hábitos migratórios de certos animais.
– Informar sobre as causas da poluição da água.
– Apresentar os ciclos naturais da vida e processos de metamorfose.
– Oferecer dados sobre os fenômenos geológicos.
– Apresentar informações sobre os crustáceos e a importância das conchas que os protegem.
– Destacar a importância das abelhas e seu impacto sobre a natureza.
– Expor a importância de depositar o lixo nos recipientes corretos para reciclagem.
– Ajudar as crianças a entender o que significa poluir o meio ambiente

A série Thomas e seus amigos proporciona muitas oportunidades educativas. Sob os vários temas ligados ao mundo dos trens, diversos conceitos são abordados: - Cores - Contagem e números ordinais - Vocabulário - Desenvolvimento da linguagem - Narração de histórias Devido ao interesse natural e à curiosidade que os trens despertam nas crianças, praticamente qualquer conceito pode ser trabalhado em uma história sobre trens. Além dos assuntos relacionados a trens, a série introduz o conceito de navegação utilizando:  - Mapas - Termos de posicionamento e orientação - Solução de problemas - Direção - Seqüências Este conceito de navegação também se estende à idéia de "jornada através da vida", com valores como: - Amizade - Cooperação - Paciência - Perseverança - Revezar - Compartilhar Finalmente, destacam-se vários diferenciais em Thomas e seus amigos: - A narração de histórias é parte integral de cada episódio. - Os trens atraem as crianças. Este fascínio oferece várias oportunidades para a aprendizagem e o entretenimento.  - As habilidades para compreender um mapa e as palavras relacionadas a posicionamento e direção são muito relevantes para Thomas, mas não são habitualmente encontradas em outros programas de TV para crianças. Por suas características, Thomas e seus amigos é uma série que focaliza uma grande variedade de habilidades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional, exploradas em um amplo leque de possibilidades.

A série Thomas e seus amigos proporciona muitas oportunidades educativas. Sob os vários temas ligados ao mundo dos trens, diversos conceitos são abordados:
– Cores
– Contagem e números ordinais
– Vocabulário
– Desenvolvimento da linguagem
– Narração de histórias
Devido ao interesse natural e à curiosidade que os trens despertam nas crianças, praticamente qualquer conceito pode ser trabalhado em uma história sobre trens.
Além dos assuntos relacionados a trens, a série introduz o conceito de navegação utilizando:
– Mapas
– Termos de posicionamento e orientação
– Solução de problemas
– Direção
– Seqüências
Este conceito de navegação também se estende à idéia de “jornada através da vida”, com valores como:
– Amizade
– Cooperação
– Paciência
– Perseverança
– Revezar
– Compartilhar
Finalmente, destacam-se vários diferenciais em Thomas e seus amigos:
– A narração de histórias é parte integral de cada episódio.
– Os trens atraem as crianças. Este fascínio oferece várias oportunidades para a aprendizagem e o entretenimento.
– As habilidades para compreender um mapa e as palavras relacionadas a posicionamento e direção são muito relevantes para Thomas, mas não são habitualmente encontradas em outros programas de TV para crianças.
Por suas características, Thomas e seus amigos é uma série que focaliza uma grande variedade de habilidades relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional, exploradas em um amplo leque de possibilidades.

Bob Esponja é uma esponja do mar que vive com seu caramujo de estimação, Gary, em um abacaxi de dois quartos. Seu sonho é ser o melhor chapeiro do Oceano e graças ao seu emprego no Siri Cascudo, ele o realiza diariamente fritando os melhores hamburgueres da região! Ele é o morador mais otimista e satisfeito da Fenda do Bikini, mas não consegue se manter longe de confusões. Sempre com a melhor das intenções, ele acaba causando os maiores desastres. Mesmo assim, seu entusiasmo nunca deixa que ele pare de ver o lado bom das coisas!

Bob Esponja é uma esponja do mar que vive com seu caramujo de estimação, Gary, em um abacaxi de dois quartos. Seu sonho é ser o melhor chapeiro do Oceano e graças ao seu emprego no Siri Cascudo, ele o realiza diariamente fritando os melhores hamburgueres da região! Ele é o morador mais otimista e satisfeito da Fenda do Bikini, mas não consegue se manter longe de confusões. Sempre com a melhor das intenções, ele acaba causando os maiores desastres. Mesmo assim, seu entusiasmo nunca deixa que ele pare de ver o lado bom das coisas!

Descrição dos desenhos (exceto Bob Eponja) extraídas do site: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s