Quando começar ler para o bebê?

Sempre tive vontade de ler para o Davi, mas tinha dúvidas sobre qual o melhor momento para iniciar a leitura. Procurei em alguns sites informações a respeito e descobri que o quanto antes fizer será melhor para o desenvolvimento do bebê. Claro, ele não vai entender a história, o tema, ficar com medo de bruxas ou querer ser um super herói, mas terá o prazer de ouvir a mamãe (ou o papai) contando uma historinha para ele.
É também através da nossa interpretação, do nosso tom de voz e do nosso entusiasmo na leitura que o bebê começará a perceber o mundo e também facilitará o desenvolvimento da fala e do pensamento, já que as informações ficarão registradas no cérebro dele. As ilustrações também são importantes, devem ser grandes, coloridas e sem estereótipos.

O que ler?

Podem ser poesias, histórias de repetição, que envolvam musicalidade, etc. A simples pausa para trocar parágrafos ou virar as páginas já chamam a atenção da criança.

Dicas:

Na hora de apresentar um livro, escolha histórias curtas, mas que tenham um enredo que você também goste,

Prepare o ambiente, coloque o bebê no colo e conte a história sem pressa,

Bebês adoram histórias com repetição, grandes ilustrações, poemas e brincadeiras com palavras,

Embora conheçam tudo com as mãos e a boca, não quer dizer que só precise ser de plástico para não estragar. Vá, aos poucos, ensinando que livro não se põe na boca, não se rabisca, nem rasga…

Abaixo sugestões de 10 títulos de livros indicados. Ainda não os li, mas me pareceram atraentes:

o que o bebe faz

O que o bebê faz?
Estimula a compreensão de palavras e ações, o desenvolvimento da memória, a interação e a imitação. Com as abas, trabalha o conceito de que as coisas não desaparecem quando não estão visíveis.
Coleção: Bebê + Esperto
Editora: Girassol
Faixa etária: 6 a 12 meses

o que o bebe diz

O que o bebê diz?
Estimula a compreensão de palavras e ações, desenvolvimento da memória, interação e imitação. Com as abas, trabalha o conceito de que as coisas não desaparecem quando não estão visíveis.
Coleção: Bebê + Esperto
Editora: Girassol
Faixa etária: 12 a 18 meses

primeiras palavras

Esconde-esconde: Primeiras Palavras
Com centenas de imagens coloridas e inúmeras possibilidades de atividades lúdicas, o livro faz com que o aprendizado torne-se uma brincadeira, tanto para as crianças que estão começando a desenvolver a fala quanto para as que já começaram a escrever. O livro é dividido em 22 seções, cada uma abordando um tema diferente – brinquedos, cores, roupas, veículos, instrumentos musicais, plantas, bichos e muitos outros, que fazem parte do universo dos pequenos.
Autor: Dawn Sirett
Editora: Publifolha Editora
Faixa etária: zero a 5 anos

meu coração..

Meu coração é um zoológico
Nesta obra, o autor buscou criar um zoológico com os animais preferidos de um menino, como leão, touro, foca, lobo, pinguim, entre outros. As rimas propõem dar a cada animal um adjetivo que lhe é peculiar e Michael Hall desenha todos eles apenas usando vários corações.
Autor: Michael Hall
Editora: Paz e Terra
Faixa etária: a partir de 3 anos

o livro negro...

O Livro Negro das Cores
É uma experiência de leitura que explora os sentidos. Por meio de uma história em que Tomás, o personagem principal, guia o leitor a conhecer o mundo dos cheiros, sabores e sons. O texto, com a tradução em Braille e com imagens sugeridas, convida o leitor a tocá-las e a perceber esse universo.
Autor: Menena Cottin e Rosana Faria
Editora: Pallas
Faixa etária: a partir de 3 anos

até os monstros...

Até os Monstros Arrumam o Cabelo
Uma experiência cabeluda. Uma vez por mês, quando a lua cheia aparece, é hora de o jovem barbeiro entrar em ação. Seus clientes são habituais, mas nada comuns. Ele precisa de um pouco mais do que tesouras para enfrentar a tarefa de dar um trato nos cabelos dos monstros: a loção diabólica, o gel do terror e a cera de ferrão de abelha farão parte do truque. Ser um barbeiro da meia-noite não é nada fácil, mas até os monstros arrumam os cabelos.
Autor: Matthew Mcelligott
Editora: Prumo
Faixa etária: a partir de 5 anos

o bigode...

O Bigode do Leão
Originalmente publicado em francês, o texto inclui contos tradicionais de diversas culturas ao redor do mundo apresentados poeticamente com ilustrações. Neste livro, o leitor entra em contato com ensinamentos ancestrais do Tibete, da Escócia e da Grécia, dentre outros.
Autor: Jean-Jacques Fdida
Editora: Pallas
Faixa etária: a partir de 5 anos

quem sou eu

Quem sou eu?
Montado em forma de adivinhações, o livro trata do começo da vida quando ainda estamos dentro da barriga das mães. Ao tentar achar a resposta para esse jogo de adivinhação e acertar quem é o personagem misterioso que passa por incríveis transformações, as crianças vão aprender inúmeras curiosidades sobre esse importante momento da vida.
Autor: Sílvia Zatz
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: a partir de 4 anos

apolinário

Apolinário – o Homem-Dicionário
O livro conta a história de um professor que vai em busca da palavra perdida. As rimas brincam com a grafia das palavras, com o significado, a concordância e a pontuação.
Autor: Fabio Yabu
Ilustrador: Daniel Bueno
Editora: Panda Books
Faixa etária: a partir de 10 anos

baile do menino

Baile do Menino Deus
Essa história gira em torno de uma festa que vai acontecer, tendo os brincantes como personagens que seguem de casa em casa e um palhaço, Mateus, conduzindo a narrativa. A obra busca ensinar aos leitores que existe outro Natal, diferente daquele que se vê em lojas e shoppings.
Autor: Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima
Ilustrador: Flavio Fargas
Editora: Objetiva
Faixa etária: a partir de 5 anos

Fonte da indicação dos livros: http://vidadebebe.terra.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s